quarta-feira, 15 de agosto de 2018

{Resenha} Objetos cortantes

Título: Objetos cortantes
Autor (a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Gênero: Thriller Psicológico
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ()


Sinopse: Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

"Minha pele grita. Está coberta de palavras."


Depois de assistir Garota Exemplar e ter gostado bastante, corri para conferir outra obra da autora.
A trama vai girar em torno de Camille Preaker, uma jovem repórter de um jornal em Chicago. Ela está oito anos longe da sua cidade natal, longe dos dramas e problemas da adolescência. Mas ela precisa voltar a Wind Gap, no Missouri, e cobrir um misterioso assassinato e desaparecimento de garotinhas.

Voltar para a cidade natal pode desencadear problemas que talvez estivessem resolvidos. Ela vê nesse episódio uma oportunidade de alavancar seu trabalho no jornal, e então decidi encarrar o desafio.
Esta tarefa que tinha tudo para se fácil, se torna a mais perturbadora possível. Ela não imaginava que ao escrever essa matéria estará colocando em risco a própria saúde mental. Revirar o passado, regressar para a casa da mãe, encontrar uma meia-irmã que é uma desconhecida, e principalmente voltar a ser sentir deslocada.

Camille ainda está em busca de aceitação pessoal, perdão e libertação. Tudo pode se tornar ainda mais perturbador trabalhando com a polícia e os moradores locais, desvendando o lado obscuro e misterioso da sua família e de sua antiga cidade.

Este lugar faz coisas ruins comigo. Eu me sinto errada.

A narrativa com certeza é o diferencial, os flashbacks da protagonista deixam a história cada vez mais intrigante.

Ao formular a matéria, ela vai reviver sua adolescência problemática, a falta de amor da mãe, a doença da irmã e a loucura da família.
A vida da garota foi cobertura por dor e solidão, ao longo da narrativa sentimos na pele o medo sofrido por ela, e quão reconfortante foram os cortes.
Sem dúvida, é um livro perturbador, e com alguns gatilhos. Não imaginei que me envolveria tanto com a protagonista e que seria capaz de sentir o peso que ela carrega nos ombros.
Senti em mim um conflito interno, assumindo as duvidas de Camille como minhas.

É uma ficção-real, uma família com aspectos reais, problemas, distúrbios, e falhas reais.
Não tem perfeição e nem final feliz, apenas a pintura de algum modificado pelas ações da família.
Além dos problemas familiares, que servem de reflexão, vamos mergulhar em um suspense policial intrigante, cheio de pontas soltas, desafiando o leitor a desvendar o mistério.

O livro que parece previsível, tem uma reviravolta que tornou o caso digno de um noticiário na primeira folha. Apesar do final um pouco corrido, a narrativa continua fluida, contando pontos positivos para a autora.
Vale a pena a leitura, o livro veio cheio de reflexões. Gillian Flynn, acabou de ganhar mais uma fã de carteirinha

11 comentários:

  1. Confesso que já tentei várias vezes ler este livro pois é uma autora que é muito bem recomendada mas para mim não funciona em nada, infelizmente, o gênero é um que não me atrai mas gostei de conferir sua resenha e o que achou do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que mesmo com o final corrido, não afetou a boa leitura do livro. Eu ainda não li, mas tenho interesse.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela, este livro está na minha meta de leitura deste ano, eu queria muito assistir a série, mas acho que vou ler o livro primeiro. Tua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiiii meninas

    Eu fico com o pé atrás por conta desse final precipitado, corrido. Já percebi que isso vem acontecendo em vários suspenses / thrillers e nossa, para o leitor não é muito legal. Anyway, tenho curiosidade em ler algo da Gillian Flynn, ja me indicaram muito os livros dela, e tenho alguns titulos anotados por aqui, mas por enquanto acho que vou deixar pra ler futuramente já que não ando muito no clima para suspense.

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu preciso ler algo dessa autora, socorro! Nunca li nada dela, mas sempre leio inúmeros elogios para suas obras. Fiquei muito contente por você ter dito que o livro é real e que demonstra nosso dia a dia.
    Vou super anotar a dica e me arriscar em ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Depois de morrer de amores por Garota Exemplar, esse livro foi uma decepção. Pode ser porque depois de ler Garota Exemplar, esperei demais da autora e as altas expectativas talvez tenham me frustrado. Vi várias resenhas MUITO boas e me animei, porém… foi bem longe do que eu esperava. Uma pena, porque tinha potencial.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Gillian certamente se tornou um dos grandes nomes da literatura, apesar de não ser um estilo que tenho por hábito ler, o sucesso que ela vem fazendo só mostra o quanto de talento tem. Esse livro parece ser super curtinho e pela sua resenha já percebi que instiga, sendo assim, acho que vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Vejo muita divisão entre os leitores sobre os livros dessa autora, eu tinha o Lugares Obscuros mas ficou tanto tempo qui que acabei dando pra uma amiga sem ter lido. não vi os filmes ainda mas minha mãe assistiu e torceu o nariz kkkkkk.
    Quero dar uma chance as leituras mais pra frente, pois quero ter a minha opinião.Gostei da sua resenha, de deixou curiosa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler Garota Exemplar eu fiquei encantada com a escrita da autora. É fascinante o modo como ela consegue deixar a gente perturbada. Esse livro já está na minha e espero poder adquiri-lo em breve. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. adoro a escrita dessa autora, já li duas obras dela e adorei, esse livro ta na lista a muito tempo mas ainda não consegui ler.

    ResponderExcluir
  11. Ola, gostei muito da sua resenha, confesso que nao costumo me interessar por esse tipo de leitura mas fiquei bem curiosa pela reviralvolta que voce citou! obrigada pela dica!

    beijos

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo