terça-feira, 26 de setembro de 2017

{Resenha} A última carta de amor - Jojo Moyes


Título: A última carta de amor
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Gênero: Romance
 () 
Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento, como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do próprio relacionamento. Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A Última Carta de Amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

Jojo sempre traz nos seus livros temas polêmicos, e desta vez ela veio quebrando o tabu e abordou traição. O livro é composto por cartas, o que sempre imaginei que ficaria cansativo, mas o que aconteceu foi o contrário me envolvi complemente e acabei com o ar de quero mais.
Duas distintas - e complicadas - história de amor, que se cruzam 40 anos depois graças à cartas de amor deixadas para trás.
 Na primeira parte da história conhecemos Jennifer Stirling – esposa troféu - que vive década de 60, é casada com um homem rico, de boa família, com um bom emprego e socialmente conhecido. Ela acreditava ser uma mulher feliz, até sofrer um grave acidente de carro, e não conseguir se encaixar na vida que levava.
Por outro lado conhecemos Ellie Hawort, que vive no ano 2000, trabalha no jornal Nation, e está a condição de amante. Ela sempre foi alertada sempre pelos amigos que esse relacionamento não lhe traria futuro, mesmo assim insiste a acaba esticando isso por muito tempo. Por conta de tudo que está vivendo ela acaba relaxando na empresa, e já não escreve uma boa matéria há muito tempo, incomodada com a situação sua chefe começa a e pressioná-la para que ela escreva um artigo até o final da semana. 
Na busca por uma boa historia ela encontra no arquivo, algumas cartas que parecem ser de um amor proibido. Ellie se apaixonada pela historia e pelas cartas, sua busca começa a ser intensa por mais indícios desse amor proibido, para conhecer de fato a mulher que recebeu todo esse amor. Onde será que vai parar essa historia?
O misterioso B. e autor das cartas enviadas para Jennifer me cativou pela forma que ele escreveu, a forma como a amou, e até mesmo como ele a fez enxergar que ela se encontrava em um relacionamento abusivo.
O livro fala sobre as idas e vindas de amores e paixões, daqueles que só acontecem uma vez na vida e temos certeza que irá durar a vida inteira. Contudo a autora nos presenteia ao nos proporcionar visões de duas personagens femininas vivendo em épocas distintas.
A obra está dividida em três partes, e todos os capítulos são iniciados por trechos de cartas, o que deixou a edição ainda mais fofa. A escrita da Jojo é bem tranquila, mas demorei pra entrar no ritmo do livro e até mesmo identificar os personagens. No inicio tive um pouco de dificuldade de entender se estava lendo sobre Ellie ou Jennifer, mas acredito que tenha sido o proposito da autora, já que as histórias são semelhantes.
O crescimento e amadurecimento dos personagens foi algo que me envolveu bastante, e me conquistou aos pouquinhos. Ambas as protagonistas fazem escolhas erradas, magoam pessoas ao seu redor, magoam a si mesmo e precisam de coragem para enfrentar o próprio medo e lutar pelo futuro.
Consegui me encantar com o livro, e mesmo abordando um tema que eu particularmente não gosto, a autora transformou com tanta simplicidade e cativou meu coração.

12 comentários:

  1. Sempre quis esse livro e até hoje ele está em minha lista de desejos, mas passei ele na frente. Nunca tinha lido nenhuma resenha. Gostei do enredo e da forma como a autora apresenta as duas distintas histórias, ainda mais se passando em épocas diferentes. Adorei a dica.

    Beijoks
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Jojo, acho a escrita dela muito lenta e isso me mata, pois tenho que me esforçar muito para conseguir ler, por outro lado ela aborda histórias envolventes, com personagens humanos, mesmo não sentindo nada por eles tem uma identificação, as vezes não com a gente, mas um amigo, um vizinho enfim. Ainda não estou no clima para Jojo, mas esse livro já está na minha lista. Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que demais essa resenha Gabriela, eu nunca li nenhum livro do Jojo e não me senti tão atraída dessa maneira, principalmente pelo assunto abordado como mesmo tu falaste, quem sabe futuramente eu leia, mas adoro essa capa, acho uma fofura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Jojo Moyes é uma de minhas escritoras preferidas, ela consegue alcançar o mais profundo do coração dos leitores. Meu livro preferido é Como Eu Era Antes de Você. Ainda não li A última carta de amor, vou dar uma olhada, a propósito, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é um dos meus favoritos da Jojo, adorei a construção da história, o enredo em si, os personagens reais. Concordo com todos os seus comentários, também não gosto muito do tema traição, mas esse livro foi uma exceção <3
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tenho esse livro da Jojo mas ainda não li. Confesso que não sabia sobre os temas abordados na obra, só sabia da existência das cartas. Depois da sua resenha fico mais animada para ler.

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que tenham cartas em seus enredos. Este apesar de conhecer, eu não li ainda, o que é uma pena, pois gosto da Jojo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa ideia de cartas. Mas não li nada da Jojo ainda que eu tenha achado que vale a pena. Desculpas aos fãs, mas pra mim a escrita dela não funcionou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já li uns três livros da Jojo, é uma escrita juvenil, mais para o público entre 20 a 29, não que o restante não possa gostar. É interessante ver como ela explora os personagens emocionado o leitor, também acho interessante trazer personagens que fazem escolhas erradas e amadurecem com isso.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Tive a oportunidade de conhecer esse livro e devo acrescentar que foi uma leitura e tanto, não gosto de livros sobre traição, porém a Jojo soube muito bem abordar o assunto e me cativou mais uma vez com esse livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vou anotar a dica, pela sua resenha eu sinto que talvez este livro seja aquele da jojo que eue vou gostar. Até agora fiiquei sempre me sentido como enganada quando lia algum livro dela, não conseguia gostar. Obrigada pela resenha e as fotos estão lindas.
    Elisabete Silva

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Até hoje só li um livro da Jojo e amei e quero ler outros.
    Adoro a premissa de A Última Carta de Amor e saber que os personagens amadurecem só me faz querer mai aind ler ele.
    Bjs

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo