terça-feira, 25 de julho de 2017

{Resenha} A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

Título: A garota que você deixou para trás
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Gênero: Drama
♥ ♥ ♥ ♥ 

Sinopse: Jojo Moyes apresenta a comovente história de duas jovens separadas por quase um século no tempo,mas juntas em sua determinação de lutar por aquilo que amam - custe o que custar. Tecido com habilidade, A Garota que Você Deixou para Trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo - a família, a reputação e a vida - na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.
Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.

Quem acompanha o blog já deve ter lido alguma resenha dos livros da Jojo Moyes. Conheci a autora com Como eu era antes de você e adorei a escrita - apesar de sempre achar que demoro a "pegar no tranco".


Em meio à primeira guerra mundial, famílias inteiras sofriam, sem ter o que comer, tendo suas casas invadidas, seus pertences levados e até seu próprio corpo violado. As mortes eram constantes tanto na mão dos alemães, quando na mão do destino cruel.
Quando as tropas alemãs invadem a pequena cidade de St. Peronne, somos apresentados à Madame Sophie Lefevre, uma mulher de fibra e com um coração lindo. Sophie se mudou de Paris para St. Peronne para fazer companhia aos irmãos depois que seu marido Edouard foi enviado para a guerra.
O tempo passa e Edouard ainda não voltou. Sophie esta vivendo um filme de terror, ela se depara com a fome, a miséria, a doença e um frio intenso. O medo de não conseguir encontrar seu marido á assola todos os dias.

A Garota Que Você Deixou Para Trás, é uma homenagem de Edouard para Sophie e é nele que ela mantem suas forças e esperanças de um novo amanhecer. Mas este quadro acabou atraindo também a atenção do novo Kommandant do vilarejo, um homem que a trata de forma diferente, com certa cordialidade. Foi ai que Sophie viu uma possibilidade de reencontrar Edouard, por meio de um acordo que poderia custar até mesmo sua vida. Até onde devemos ir em nome do amor?

Quase 100 anos depois este quadro está em Londres à nova dona é Liv Halston, viúva do famoso arquiteto David Halston. Liv é viúva ha quase quatro anos e ainda vive o período de luto na Casa de Vidro construída por David, sozinha e triste a única companhia que ela tem é o quadro que ganhou em sua lua de mel.

Em um dia de “deprê” total Liv conheceu Paul McCafferty, dentro de um bar gay após lhe roubarem a bolsa. Liv Paul sentem uma conexão forte e adoraram a companhia um do outro. É a primeira vez depois de quatro anos que, Liv vê a possibilidade de seguir em frente e se apaixonar de novo.

Mas falta um pouco de emoção neste livro não é? O destino gosta de pregar peças, e após uma noite de muito amor deste casal, Paul vê o quadro A Garota que você deixou para trás pendurado no quarto de Liv dentro da Casa de Vidro.

Paul trabalhava na TARP, uma empresa que atua na restituição de obras de arte roubadas nas guerras, e coincidentemente, A Garota que você deixou para trás é seu novo caso. A família Lefèvre o contratou para encontrar e reaver especificamente aquele quadro, que atualmente valia milhões.

Ele precisa contar a ela que a obra foi roubava na guerra e deve ser devolvida a família. Quando Liv descobre o trabalho de Paul ela acredita que a única coisa que ele tem é interesse na devolução do quadro. 

Agora Paul terá que provar a que se importa com Liv, e que sim já tem sentimento por ela e seu interesse nunca foi no quadro. Liv se vê desesperada, ela tem uma ligação enorme com esse quadro, foi sua companhia de luto nos últimos quatro anos e é a última lembrança que tem de David, devolver está totalmente fora do contexto.

Essa disputa foi para na justiça e ambos os lados tentam provar seu direito de ficar com o quadro. Liv irá até as últimas consequências para mostrar para o mundo quem foi Sophie Lefèvre. Mas suas escolhas custarão alto, e como dizia Hélène, "Uma vez feito, não pode ser desfeito".

Querem descobrir o que irá acontecer? Então leiam.

Posso dizer que este livro sem dúvidas me arrebatou, a historia me surpreendeu, o cenário triste, delicado, cheia de injustiças e esperanças, com protagonistas femininas que poderiam ser comparadas a grandes heroínas.

A trama é sensacional, confesso que nunca imaginei que isso tivesse existido. Nunca tinha visto um livro que tratava a guerra de uma forma tão real, que conseguisse me envolver e me deixar dentro do cenário. O drama escrito pela Jojo com certeza vai ganhar muito espaço pelo mundo.

O livro é escrito de forma alternada entre o passado e o presente. A primeira parte da história é narrada em primeira pessoa por Sophie, enquanto a segunda parte do livro é narrada em terceira pessoa.


16 comentários:

  1. Oiii Gabriela tudo bem?
    Esse realmente parece ser um livro lido e ser emocionar, a garota que você deixou para traz me emocionou só nessa sua resenha e estou mesmo precisando de um romance, quem sabe dê oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Tenho o livro mas ainda não tive oportunidade de ler, ele tem uma história linda e acho que vou me emocionar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada da J.M
    Ouvi maravilhas de Como era antes de você, mas é tudo quastão de tempo e ganancia, queremos ler tudo nos aparece pela frente e alguns ficam para trás. rs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou apaixonada pela escrita da Jojo e essa leitura é linda e bem triste também. Jojo tem um jeito peculiar de descrever as cenas, e suas passagens de tempo e é impossivel não ansiar por mais páginas.
    Adorei suas considerações!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabriela! Da Jojo Moyes eu li apenas Um mais um e Como eu era antes de você, e adorei esses dois! Por algum motivo tinha ficado com pé atrás com esse livro, mas sua resenha me deixou mega curiosa para saber qual será o destino do casal! Vou aproveitar que já tenho o livro e iniciar a leitura!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse título e realmente é bastante diferente do famoso "Como eu era antes de você", achei a leitura um pouco mais cansativa que o normal, porém jamais abandonaria a leitura, porque realmente fiquei interessada em saber o destino de ambas as mulheres, bem como o desfecho. Gostei da história, achei profunda por tratar da guerra, tinha que ser escrita com cuidado e Jojo conseguiu seu objetivo. Dei 4/5 estrelas. Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  7. O cenário de guerra sempre me comove. Acho que se eu ler esse livro vou chorar em várias passagem. Como ainda não li nada da Jojo, acho que esse parece ser uma ótima opção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu li "Como eu era antes de você" e me apaixonei pelo livro, comprei "A garota que você deixou para trás" por ter me encantado com a escrita da autora e pela capa linda, mas não sabia nada sobre o livro quando comprei. Ainda não o li, mas não vejo a hora. Gostei da sua resenha e espero que o livro me agrade tanto assim também.

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nada da Jojo, apesar de ouvir tantas críticas boas a respeito. Fico feliz que tenha gostado do livro! Tenho receio de ler porque acho as histórias muito tristes, mas quem sabia um dia kkkkkk
    Beijosss <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriela, estou querendo este livro não apenas por ser da Jojo, mas também por conta deste pano de fundo sobre a guerra. Achei interessante esta troca de narrativa.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  11. Oiê!!
    Esse foi o primeiro livro da autora que li e também fui arrebatada por ele, entendo totalmente seu amor pela escrita dela! Quero muito ler todos os outros romances de Jojo Moyes porque essa mulher é simplesmente incrível!! =)

    ResponderExcluir
  12. Eu li somente "Como eu era antes de você" da autora e gostei muito, mas até agora não tive vontade de ler outro livro, mas gostei muito da sua resenha e da premissa do livro, quem sabe não dou uma chance.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi! Eu também conheci a escrita da autora com Como eu era antes de você, e depois disso minha meta era ler todos dela, mas Jojo pública tantos livros... Estou com O som do amor para ler e até hoje não peguei rs. Adorei a resenha, quero muito ler esse!

    ResponderExcluir
  14. Eu não fazia ideia do que se tratava esse livro, achei que seria apenas mas um romance bobo, mas tua resenha total me convenceu do contrário ao falar desse enredo. Bah, fiquei com muita vontade de ler, adoro livros assim.

    ;*

    ResponderExcluir
  15. Oi! Que história mais linda! Fiquei bem tentada aqui em ler *--*
    Não conheço a escrita da autora por medo de ser muito drama, e não gosto de chorar rsrs Mas lendo sua resenha mesmo que seja emocionante quero adicionar à minha lista. Sua resenha está maravilhosa! Beijão :*

    ResponderExcluir
  16. Oie.
    Eu nunca li nada da autora.
    Confesso que tenho um pouco de pé atrás porque apesar de gostar do gênero tenho medo de toda a atenção que ela recebeu.
    Porém a história parece ser muito bonita, do tipo que cativa.
    Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo