domingo, 2 de abril de 2017

{Resenha} Apenas um ano - Gayle Forman

Livro: Apenas um ano
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
    

Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos precisamos nos perder primeiro.... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.


Como de costume nos livros da Gayle Forman temos mais um final aberto em “Apenas um dia”, confira a resenha aqui a autora me surpreendeu novamente com sua escrita, o livro traz a narrativa na visão de Willem e sobre como ele levou o acontecimento com Allyson em Paris.

Em “Apenas um dia” passamos 24h mágicas com esse casal, e é claro nos encantamos com Paris. Fiquei super apreensiva com a continuação, depois de ver Lulu acordar sozinha. Por onde Willem andou? Porque ele havia ido embora sem ao menos se despedir? Foram 24h intensas será que não significou nada para ele?

Apenas um Ano nos responde todas as perguntas que ficam do primeiro livro, pela perspectiva de Willem.
Willem de Ruiter é um jovem viajante, que não consegue ficar parado. Devido a diversos problemas na infância ele nunca sente que pertence ao lugar, então se mantém viajando conhecendo lugares e pessoas diferentes, viajar esta no seu sangue.

"Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade."


Willem ficou completamente marcado pela aventura em Paris, agora ele procura desesperadamente a menina que despertou tantos sentimentos nele em “Apenas um dia”. Willem sofre um pequeno acidente e o pouco que ele sabia de Allyson fica perdido, e agora ele procurar por uma pessoa com o nome de ‘Lulu’ seria como procurar uma agulha no palheiro, ele não sabe o nome verdadeiro, telefone, ou endereço onde possa encontrá-la.

“Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade.”

Nessa leitura vimos que Gayle construiu o livro no mesmo espaço de tempo do anterior, então conseguimos acompanhar onde Allyson estava quando Willem procurava por ela. Contudo acompanhamos o amadurecimento de Willem, entendemos os problemas familiares que ele passou, e a dor que ele sentia em procurar por Lulu e não encontra - lá.
O livro foi tão encantador como o primeiro, cada página um suspiro, senti a agonia de Willem na pele, as borboletas na barriga e a angustia dele por não encontra - lá.

Paro minha resenha por aqui, fiquei com medo de escrever mais e acabar contando uma coisa bem legal do finalzinho rs.. Sim, o que esperamos esta BM no final do livro.


Entretanto o final continua aberto, porém mais fechado que o primeiro. Foi lançado um conto de fechamento para esta estória, mas infelizmente não chegou ao Brasil acho uma pena e um pouco de falta de consideração com o leitor, pois não conseguimos finalizar.

13 comentários:

  1. Eu li "apenas um dia" e infelizmente não gostei. De certo modo eu até tenho curiosidade em ler "apenas um ano", mas acho que não é o momento certo para isso rs.
    Gostei da sua resenha e o fato de ser o final "mais fechado" que o primeiro, até me desperta um interesse maior.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não tinha me ligado que um livro era continuação do outro.
    Quero muito ler esse livro e espero conseguir ainda esse ano.
    Adorei sua resenha, bem objetiva e me deixou curiosa.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  3. Ola, Gabriela.
    Que bom que esse livro foi mais finalizado que o anterior.
    Já li um livro da autora e adorei, estou esperando algum lançamento dela que me chame a atenção.
    Fico feliz que tenha gostado tanto dessa continuação, espero que o conto seja lançado logo!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o anterior, Apenas um Dia, mas não cheguei a ler este ainda. Achei legal que este focou em dar as respostas que ficaram em nossas cabeças, e na do próprio personagem, no enredo anterior. Gayle sabe construir uma história envolvente e toda fechadinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li nenhuma obra da autora, e confesso que não curto muito quando temos um final em aberto. Quero saber o desfecho! Senão, parece que fica pela metade... Não sei se leria, apesar dos pontos positivos que você citou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriela!
    Ótima resenha.
    Que bom que onlivro te encantou tanto. Eu conheço a escrita da autora por ter lido Se Eu Ficar e Eu Estive Aqui e curti muito os dois. Mas esses dois livros ainda não animei de pegar para ler... Mas quem sabe logo eu anime.

    Beijos
    aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriela.

    Eu ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita da Gayle, mas tenho dois livros dela aqui em casa que comprar recentemente porque eu assisti o filme Se eu ficar. Eu fiquei bem curiosa para saber o final deste livro que você resenhou, então vou deixá-lo na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Não li nada dessa autora ainda, apesar de ter dois livros dela, confesso que tenho um pouco de receio, não por me decepcionar, pois pelo que vejo, raramente ela decepciona, mas pelo lado emocional mesmo! Desse livro, é a primeira resenha que leio e fiquei curiosa, quem sabe esse não seja o primeiro dessa autora que leio?

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por "Apenas um dia" e não sabia que este livro era sua continuação! Como estou envolvida com muitas leituras nacionais, acabo me perdendo nas estrangeiras. Agora só me resta correr para comprá-lo hahahaha

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Infelizmente não consigo ler os livros de romance dessa autora, já fiz uma tentativa e não deu certo, o único dela que li foi um suspense e amei, por isso passo a dica dessa vez!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriela,

    Já me interessei de cara pela trama por se passar em Paris, um dos meus sonhos de consumo e outra coisa, viajar com o protagonista. O estilo de vida dele é algo que me atrai até hoje, ou seja, sai pelo mundo sem destino e sem se apegar a nenhum lugar específico, pode até parecer que é uma forma de fuga do personagem, mas no meu caso é uma forma de conhecer o mundo, me lançar no desconhecido, viver e explorar.
    É maravilhoso quando o livro desperta tantos sentimentos gratificantes em nós, como despertou em você, saber que a autora escreveu de uma forma que faz o leitor sentir exatamente o que está acontecendo é mágico e me encanta.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Menina do céu eu amo a escrita da Gayle Forman, já li dois livros dela e amei os dois! E eu sou louca pra ler esse livro, esse e o outro ♥️ Sua resenha ficou muito boa e só me deixou ainda mais ansiosa pra ler o livro, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu não li os livros anteriores,mas fiquei super curiosa com essa história,adoro quando os autores nos mostram perspectivas de diferentes personagens. Vou colocar o primeiro livro na minha lista de leitura.


    bjsss

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo