sábado, 9 de setembro de 2017

{Resenha} Águas para elefantes - Sara Gruen

Título: Águas para elefantes
Autor (a): Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Gênero: Romance, Drama
  

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo - nunca falou a ninguém sobre o período em que trabalhou no circo. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento. Ele acaba sendo admitido no Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes - primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August e depois por Rosie, a elefanta que deveria ser a salvação do circo.

Água para elefantes conta a história de Jacob Jankowski, um velhinho que aos 90 anos (ou 93… ele não sabe ao certo) vive em uma casa de repouso. Se tem uma coisa que ele ama fazer é ir ao circo aos domingos.


Quando tinha apenas 23 anos Jacob era estudante de veterinária, de uma conceituada faculdade. Próximo as últimas provas do Jacob recebe a noticia da morte dos pais em um grave acidente de carro. E para piorar, todos os bens deixados são pegos pelo banco para quitar a hipoteca da casa, da qual ele nem sabia. Totalmente desolado e sem rumo, ele larga as provas finais da faculdade no meio, e anda durante horas. Até que ele vê um trem passar e por impulso, pula para dentro dele.

O trem é do “Circo dos irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra”. Entrando no trem ele se depara com um homem simpático e decidi ajudá-lo, lá ele é admitido para cuidar dos animais. No início tudo parece uma confusão enorme, mas aos poucos ele consegue se adaptar e se envolver com o circo, ele conhece Rosie, a simpática e desastrada elefanta, e Marlene, a estrela do número com os cavalos com quem Jacob viria a se apaixonar.
Jacob aos poucos se aproxima de Marlene pela convivência com August e os animais, com o tempo essa mera convivência se torna uma grande paixão, o grande problema é que Marlene é mulher de August, seu chefe que sofre de distúrbio bipolar e é irmão do empresário do circo, Tio Al. E é neste momento que começa todos os problemas!
Ele terá lidar com o seu sentimento, com os maus tratos que os animais sofrem, com o baixo movimento do circo, com as brigas, a saudade dos pais, e a necessidade de recomeçar vida de verdade.
Jacob é um protagonista já idoso contando a própria historia o que que deixou o livro ainda mais fofo. Em meio a uma casa de repouso cheio de idosos debilitados e já com problemas psicológicos, ele está totalmente lucido e se vê em um tremendo inferno.
O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos alternados entre passado e presente, o que não prejudicou em nada nesse livro, diferente de outros com o mesmo tipo de narrativa.  A leitura é leve, simples e com detalhes bem descritos, Sara Gruen fez com que eu me lembrasse das vezes que fui ao circo, mas é claro que em meio aos espetáculos, também vemos os maus tratos que os animais sofrem, e isso me deixou bastante chateada, uma realidade que deveria mudar! Está na lista de livros que sempre recomendo.

A edição do livro é excelente, páginas amarelas e letras em tamanho confortável para leitura, não gostei da capa original e adquiti com a capa do filme.


Eai, já leu? Deixa sua opinião. 

11 comentários:

  1. Oi Gaby;
    Eu queria tanto este livro e um belo dia eu ganhei de presente. Foi uma leitura tão difícil pra mim, o livro não me prendeu, não conseguia evoluir e me arrastei o livro todo, não digo que é ruim, longe disso, é um belo romance, mas não consegui criar uma conexão com a história e quando terminei a leitura acabei dando o livro. Foi o único livro na minha vida que dei, por desgosto kkk, esperava tanto dele e me decepcionei.

    Boa semana.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir
  2. Ta aí um livro que eu tenho vontade de ler desde que o filme foi lançado, mas que até então não consegui (e nem sei por que), mas depois dessa resenha eu fiquei ainda com mais vontade!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Infelizmente dessa história só assiste ao filme e gostei muito. Achei bem comovente, também sou do tipo de pessoa que detesta violência contra animais, até por isso nunca gostei muito de circo ver tantos bichinhos presos assim não me faz bem. Mas voltando a resenha a história realmente é muito interessante ainda mais por se ver o ponto de vista passado e presente. ótima dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas vi o filme e achei a história muito rica e com certeza o livro deve ser mais emocionante. Adorei ler sua resenha e me deixou com vontade de embarcar nessa história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tanto a história quanto o filme foram super agradáveis de ler, apesar das passagens em que temos animais sofrendo, nisso confesso que me cortou o coração. Mas no saldo todo dessa trama achei reflexiva e bem profunda.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Minha mãe tem esse livro, mas nunca tinha me interessado na leitura. Depois da sua resenha, fiquei curiosa... Vou ver se leio em breve!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  7. Hey,
    Nunca tive vontade de ler esse livro, pois assisti ao filme e não curti muito, não consegui me conectar aos personagens, na verdade. Fiquei contente por você ter gostado e por dizer que a leitura é leve e envolvente, coisa que já tinha ficado aparente no decorrer de sua resenha.
    Vou deixar essa dica com uma observação, quem sabe isso não pode me agradar?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esse livro, mas ainda não tive coragem para ler. Eu assisti ao filme há alguns anos e só depois descobri que era uma adaptação. Eu chorei muito com o filme e não vi algumas cenas por falta de coragem mesmo, pretendo ler o livro algum dia, só não sei quando.

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Ainda não li esse livro, acredita? Tenho ele em cada há anos e nunca o peguei para ler. Acho que é porque eu vi o filme e acabei me emocionando um pouco. Daí deixei paraeparaet o livro depois e, com isso, o tempo foi passando e ele continua na estante. Vou tentar separar um tempinho para lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Vi o trailer do filme e achei tão ok, não é o tipo de leitura que vai me emocionar. Enfim, que bom que você curtiu.

    ResponderExcluir
  11. oi. eu li o livro faz um bom tempo, também comprei o filme, mas a adaptação não me alegrou tanto quanto o livro. é uma história meiga de entretenimento.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo