segunda-feira, 16 de julho de 2018

{Resenha} Navio das noivas



Título: Navio das noivas
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Gênero: Romance, Drama, Guerra
Série: Livro único


Sinopse: Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victorious, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.  Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.

O Navio das Noivas, inicia-se no ano de 2002, na Índia, onde uma neta viaja com sua avó, descobrindo as maravilhas daquele país, até que a senhora avista um antigo navio, desmontado, com um nome conhecido, que afeta suas lembranças completamente. Trata-se do HMS Victoria e, a partir daí, somos transportados até o ano de 1946.


Após o fim da Segunda Guerra Mundial, as esposas dos militares ingleses que estavam em serviço no exterior começaram a ser levadas até a Inglaterra ao encontro de seus maridos. Julho de 1946, 645 noivas australianas embarcaram no porta-aviões HMS Victorious em Sydney com o mesmo destino. Durante a travessia essas mulheres terão mais de mil marinheiros, munição e aeronaves em sua companhia.


Essa viagem irá muda-las, elas irão abrir mão do conforto de casa, do carinho da família e amigos, para embarcar em um navio caindo aos pedaços com desconhecidas (os).
Dentro desta viagem vamos conhecer profundamente a vida de quatro mulheres: Maggie, uma jovem grávida que nas semanas finais de gestação decide atravessar o oceano para se juntar ao marido. Avice, uma garota rica, mesquinha, que embarca contragosto em um navio tão inadequado para seu "status" e sua aparência. Jean, uma adolescente, totalmente desajuizada e perdida que se casou cedo, mas carrega dentro de si otimismo e bom humor, e por fim Frances, uma enfermeira experiente que já serviu a pátria e hoje só preciso atravessar o oceano e começar uma vida nova.


Essas quatro mulheres completamente diferentes, vão se cruzar, para dividir a mesma cabine do navio. E não será fácil a convivência, elas precisam encontrar um ponto de equilíbrio. Maggie e Jean, são as mais doces e com isso precisam conseguir envolver as outras em um laço tênue. Afinal essa viagem irá durar semanas. Essas mulheres abandonavam suas famílias rumo ao desconhecido, carregando com sigo fé e esperança.

O livro é dividido em três partes, e apenas a segunda é dedicada ao HMS Victorious e seus tripulantes.
Narrado em terceira pessoa, ele vai além da ficção e apresenta muitos trechos reais recortados de revistas e diários da época. Jojo vai destacar outros personagens dentro desta história, como Nicol, o fuzileiro e Highfield, o comandante. É fácil se envolver.

Para ser sincera, pensei que iria me decepcionar, mas depois de ler os agradecimentos, descobri o embasamento em fatos reais e fiquei empolgada com a leitura.
Como sempre, demoro a me envolver com os livros da autora, de início uma personagem meio sem graça com um papo que parece não colar, o livro se passando em 2002 e depois regressamos até 1946, demorei a me acostumar os personagens, a narrativa em passado e presente, mas quando engrenou eu não consegui largar até finalizar. E ao final a sensação foi: "preciso ler de novo".

Seja bem-vindo ao blog e obrigada pela visita. 
Ah, aproveite e deixe um comentário assim eu saberei o que você está achando, deixe sugestão de livros e filmes para resenha. 
Beijos 


23 comentários:

  1. Minha amiga me recomendou essa leitura, mas ainda não consegui chegar até ela.
    Pela sua resenha deu pra sentir que é uma leitura que traz reflexões e o fato da autora ter se baseado em fatos reais para construir a história e os personagens, faz com que a leitura se torne mais interessante. <3
    Obrigada pela sugestão

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Não sou o perfil d eleitor da Jojo, mas esse livro parece diferente e quem sabe eu consiga me envolver na leitura como você, apesar de sua inicial dificuldade. No geral, gostei da proposta.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Por mais louco que pareça para alguém que ama romances, confesso que desde que conheci um pouco mais os livros da Jojo, nunca senti vontade de os ler, porque eles tem essa característica que comentou, das personagens já sempre caricatas. Não sei se eu me arriscaria, mas gostei da sua resenha, da sua sinceridade nela!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Gosto muito da Jojo, e esse é um livro que ainda não tirei da estante para ler. Sinceramente nunca havia lido uma resenha dele, e agora acho que tenho que dar uma chance... Por mais que seja difícil no começo, se depois engrena, acredito que vai valer a leitura ♥


    Beijos,
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está nos meus desejados e espero poder ler em breve.. A sua resenha foi a primeira que li e fiquei ainda mais empolgada com a leitura..
    Amo Como eu era antes de você e espero não me decepcionar com o Navio das noivas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiiee

    Eu nunca li nada da Jojo Moyes, é uma autora que estão sempre elogiando. Pra ser bem honesta, não achoq ue seja um livro pra mim, não me chama muito a atenção, então acho que vou deixar a dica passar. Fico feliz em saber que ao final te agradou, eu quase nunca leio os agradecimentos e sabe que é tão importante, pois realmente às vezes é justamente aí que se encontra a explicação de algo que o leitor não entendeu direito.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. eu amo os livros da jojo, acho ela o máximo!
    esse ainda li, acredita? mas ja está na lista de quero ler

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Tenho bastante vontade de ler os livros da autora, porém ainda não consegui, hehe. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para ler a obra, que parece ser bem envolvente.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Estou com esse livro aqui para ler por indicação de uma amiga que conhece bem meus gostos literários. Também tenho esse problema com a autora, de demorar a engrenar na leitura, mas depois não conseguir mais largar o livro e já querer ler de novo...
    Com certeza sua resenha me deixou com mais vontade de ler, o que pretendo fazer em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi, tudo bem? Olha eu li apenas um livro da Jojo até hoje: Como eu era antes de você, confesso que fiquei apaixonada pela história mas, o segundo livro da série, fez com que eu perdesse totalmente o interesse pelas histórias dela.
    A sua resenha ficou muito linda e gostei de ser apresentada a essa história, mesmo não tendo interesse em fazer a leitura do livro por agora, vou anotar a sua dica.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriela, nunca li nada da autora e não me arrependo, pois os livros dela sempre me foram passado com a ideia de que me faria chorar e por ser chorona fácil eu não li, mas confesso que lendo sua resenha penso que esse seja diferente e lerei para conhecer a escrita dela.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Na época do lançamento, li bastantes resenhas. Que bom que você fez essa leitura depois, eu gosto de fazer certas leituras depois do hype, porque acho que podemos ser levados mais por nós mesmas do que pelo coletivo. Nunca quis ler algo da Jojo e continuo não querendo, mas lembro de saber que este livro tem uma história pessoal bem interessante, relacionando-se com a própria autora. Que bom que gostou da leitura! Amo livros que mal terminamos e já queremos reler hehe, melhores livros!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Acho super interessante isso de elas irem ao encontro de seus maridos de navio, gosto de histórias ambientadas nessa época e/ou ambientadas em navios, esse é um dos livros da autora que mais quero ler. Gostei de conferir sua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir
  14. Eu só li um livro da Jojo e gostei muito da escrita dela, estou curiosa com a leitura deste livro e gostei de ver a sua opinião sobre a leitura. Acho que é um livro que vai me agradar bastante.

    ResponderExcluir
  15. antigamente eu queria muito ler algo da jojo, eu cheguei a iniciar um dela mas acabei desistindo pelas obras não serem muito minha vibe.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, pelos seus comentários o enredo parece estar muito bom, gostei de saber que a autora mescla fatos reais com ficção *-* Espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  17. Olá, ainda não conhecia este livro da Jojo e confesso que achei bem interessante a forma como ela mesclou ficção e fatos reais.. Não sei se leria pois os livros dela não me agradam muito, mas pela essência e por essa resenha, dá vontade de dar uma chance pra leitura haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Eu (Yvens) já conhecia o livro por meio de divulgações e resenhas, ainda não li e sinceramente não sei se vou ler esse livro da Jojo em especial, até tenho vontade de conhecer a escrita dela, mas não sei quando vou fazer isso. Parabéns pela resenha, ficou muito boa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    A proposta desse livro não é única, já vimos coisas parecidas por aí, contudo a história, os personagens, os dilemas vivenciados por eles e a escrita da Jojo tornam esse livro sensacional, quando finalizei essa leitura fiquei com a sensação de dever cumprido.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu só li um livro da autora e confesso que não me agradou muito, e desde então não me animei para ler os demais livros da autora, eu demoro a me conectar com os personagens também, e isso vem me desanimando rs' mas gostei de conhecer mais uma opinião sobre esse livro.

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Está ai uma autora que preciso investir mais e ler coisas delas. Só li um livro e gostei bastante. Sua resenha está ótima e me deixou bem curiosa em ler. Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá, adoro a escrita da autora, o navio das noivas é uma obra que quero muito ler, também preciso muito ler depois de você quero muito saber o destino da protagonista após o primeiro livro, beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Tenho bastante curiosidade em ler essa obra, vejo diversas opiniões positivas sobre ela. Amo a escrita da Jojo e por mais que pareça ser uma história comum, ela consegue envolver a seu modo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo